Fale Conosco agora +55 (49) 99933-8883

História

História

Situada em Curitibanos, no centro-oeste de Santa Catarina, uma empresa fabricante de máquinas e equipamentos para serrarias foi capaz de consolidar-se como a mais avançada em tecnologia na América Latina, destacando-se inclusive no cenário mundial.

Tendo como início de suas atividades uma pequena empresa de reparo de equipamentos para serrarias, a Mendes desenvolveu ao longo do tempo soluções brasileiras baseadas em conceitos internacionais. Contando com a colaboração e confiança de clientes, a companhia projeta um futuro baseado nos valores familiares que a trouxeram até aqui, com vistas à evolução das linhas de equipamentos que já oferece, que vão desde o processamento da tora até o gradeamento da madeira serrada.

Mendes-4
Mendes (2)-1
Mendes-6

Fundada em 1956 pelos empreendedores Orlando Mendes e Armando Tortato, as atividades iniciais da empresa possibilitaram um avanço no conhecimento em mecânica aplicada. Isso incentivou, já ao final da década de 60, os sócios a darem o próximo passo: desenvolver e fabricar a primeira serra de fita. Com essas novas demandas, no início da década de 70 a empresa contrata seu primeiro estagiário de Engenharia Mecânica, Newton Fabris, que viria mais tarde se tornar o primeiro engenheiro projetista, sócio-diretor e presidente da companhia. Diante desta evolução, surge a necessidade de ampliar a área fabril fazendo com que a Mendes construísse, em 1975, sua terceira e atual sede, às margens da BR-470. A partir de 1977, a Mendes começou a expor seus produtos em feiras nacionais e começava a aparecer no radar. Já no ano seguinte, a empresa realiza sua primeira exportação para a Guatemala (4), América Central. A partir de então, a Mendes ampliou sua oferta de produtos, conquistou novos mercados. No final dos anos 90 ela produzia sua primeira serraria automatizada, uma solução completa.

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

A partir do novo milênio a companhia ampliou seu foco em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, passando a investir cada vez mais no setor de engenharia, o que tornar-se-ia um dos grandes diferenciais da empresa. Neste mesmo período, viagens em parceria com clientes, possibilitaram a Mendes a conhecer e desbravar novas tecnologias em outros continentes como América do Norte e Europa, bem como visitação às principais feiras internacionais do setor. Toda essa transformação aconteceu com a chegada do recém-formado engenheiro mecânico, Rodrigo Mendes, protagonista das grandes mudanças e inovações tecnológicas. “Além de conhecimento, ele (Rodrigo) trouxe um novo conceito de qualidade e uma busca incessante pelo aprimoramento de processos, produtos e serviços, visando sempre a satisfação plena dos nossos clientes”, comenta Newton Fabris.

O grande ponto de inflexão dessa jornada de desenvolvimento se deu por meio do projeto e fabricação da primeira serra de fita de alta tensão do mercado Latino Americano, em 2004. Esse equipamento, chamado Velotech, tem a finalidade de desdobrar principalmente blanks para produção de molduras finger joint. Até então, esta tecnologia só existia nos Estados Unidos e Europa. No ano seguinte, ainda na remanufatura, foi produzida a Multiblock (recuperadora de blocks), mais uma novidade no mercado nacional. Outro marco nessa trajetória, em 2006, a Mendes apresentou ao mercado da madeira a reserra horizontal dupla mais rápida (80 m/min) e precisa (sigma = 0.6 mm) do mercado, a FHS1500 (volantes 1500 mm).

A partir desta sequência de lançamentos de novos produtos, a Mendes passa a ser o principal fornecedor de grandes empresas do setor madeireiro. Nos anos seguintes, a Mendes buscou com ajuda de parceiros internacionais se desenvolver em outras áreas para que pudesse atender às novas demandas de mercado, ou seja, na busca por soluções completas. Em meados de 2011 a empresa já apresentava os primeiros equipamentos operados com tecnologia de scanner e otimização de corte da madeira. Atualmente, a empresa utiliza a mais alta tecnologia existente no mercado mundial através da empresa Italiana Microtec, líder absoluto em soluções de software e scanner 3D, isso tudo alinhado à robustez, qualidade, confiabilidade e responsabilidade que compõe a essência da Mendes. A empresa já vem se preparando também para atender às novas demandas da Industria 4.0 por meio de parcerias com start-ups e institutos de inovação e tecnologia.

“A Mendes passou de um fabricante de ótimas serras de fitas para uma empresa com capacidade de entregar uma solução completa com elevado nível de responsabilidade para médias e grandes empresas. Nosso maior patrimônio está no conhecimento, na experiência e principalmente na paixão pelo que fazem nossos colaboradores, bem como na confiança depositada em nossa empresa através de nossos clientes e parceiros”. Comenta Rodrigo Mendes, diretor técnico.

Português Español English