Fale Conosco agora +55 (49) 99933-8883

Escola apoiada pela Mendes Máquinas e Equipamentos entre finalistas do Prêmio Itaú – UNICEF

Escola apoiada pela Mendes Máquinas e Equipamentos entre finalistas do Prêmio Itaú – UNICEF

Projeto classificado desenvolve ações socioeducativas com jovens do colégio Altir de
Curitibanos

O projeto “Herdeiros da Terra: Ações e Construções Humanizadoras” da Escola Estadual Altir Webber de Mello, de Curitibanos (SC), ficou entre os 10 finalistas do Prêmio Itaú-Unicef 2018 na categoria Parceria em Ação, em que são reconhecidas parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas. A premiação também contou com a categoria OSC em Ação, dedicada a projetos realizados exclusivamente pelas OSCs. Foram mais de 3,5 mil
inscrições de projetos que trabalham pela garantia de direitos de crianças, adolescentes e
jovens em todo o Brasil em 2018.
O projeto Herdeiros da Terra: Ações e Construções Humanizadoras é desenvolvido desde 2016 por meio da parceria entre a escola e a OSC Herdeiros do Futuro e enfatiza o desenvolvimento integral dos alunos, professores e da comunidade do bairro Bom Jesus através de projetos e ações socioeducativas, que visam a equidade social e a transformação da realidade local. Além disso, proporciona espaços de aprendizados coletivos, e a evolução das dimensões física, mental, social, espiritual e cognitiva dos envolvidos.
Segundo a escola, a parceria incorpora os princípios fundamentais da Educação Integral, tendo como grande desafio aproveitar e ampliar o potencial que toda criança e todo adolescente traz consigo, favorecendo condições para que possam fazer escolhas fundamentadas em valores, agir em favor do bem-comum e serem capazes de atuar com ética e responsabilidade em todos os papéis sociais que irão desempenhar na vida, seja na família, na escola, no mundo do
trabalho, na sociedade. Para as atividades os alunos se inscrevem nas atividades de sua escolha. Os professores também agendam horários para que as atividades e ações possam ser realizadas durante as aulas complementando o currículo e as metodologias.
O trabalho realizado pela escola Altir conta com a parceria da empresa Mendes Máquinas e Equipamentos, que há 60 anos contribui para o desenvolvimento de Curitibanos. Por meio do Programa Mendes de Desenvolvimento Social: PLANTAR, a empresa contribui com a formação de jovens da escola. São investimentos que apoiam manifestações culturais e educacionais, criando condições para manter os alunos em sala de aula.
“A primeira parceria com a Mendes começou em 2014. Começamos a encaminhar nossos alunos para estágios remunerados. Hoje, são 19 alunos dentro da empresa, alguns deles formados no Ensino Médio e com curso de mecânico industrial pelo Senai. Além disso, a Mendes oferece apoio à cultura e à dança, permitindo com que nossos alunos levem a cultura local para os palcos. Contamos também com o apoio da empresa nas ações da Associação de
Pais e Professores, com captação de recursos para Páscoa, festa de junina, dia das crianças, campanhas de agasalho e alimentação”, Alessandra Severino, diretora da Escola Estadual Altir, de Curitibanos (SC).
Para a gerente de Recursos Humanos da empresa, Débora Mendes, o Projeto Plantar surgiu de uma forma simples, mas se tornou uma ação relevante dentro da empresa. “Além dos projetos culturais que apoiamos dentro da escola como o grupo de dança e as festas comemorativas, as iniciativas de estágio permitem aos estudantes uma experiência no mercado de trabalho e os jovens que estão terminando o Ensino Médio têm a oportunidade do primeiro emprego
dentro da Mendes. É mais uma forma de deixarmos a nossa marca no município e contribuir para o desenvolvimento da comunidade”, completa.

Share this post

Português Español English